AS CORES E SUAS SENSAÇÕES

POR UM MUNDO COM MAIS CORES!

Texto de : Luciana Brune

http://www.poderdaspalavras.com.br/

Inúmeros são os significados e valores de cada uma das cores. Diversos estudos e áreas do conhecimento trazem propostas diferentes. Cada cor pode provocar estímulos, sentimentos e efeitos diferentes no organismo da pessoa e nas sensações provocadas diante de um ambiente.

Amarelo pode ser sinal de atenção, alerta, especialmente se estiver no trânsito, mas também é a expressão mais natural da alegria e símbolo de prosperidade. A cor perfeita para manter o otimismo.

O verde inspira a esperança, mas também é sinônimo de saúde, natureza e meio ambiente. Já o azul garantem que estimula a tranquilidade. Sendo assim, talvez seja a cor ideal para desestimular, reduzir o ritmo e descansar. Quanto mais escuro o azul, mais harmonia e maturidade são proporcionadas.

Por outro lado, o laranja é sinal de energia, de força, ao mesmo tempo que inspira o apetite, assim como o vermelho, cor símbolo da paixão, do sexo e dos instintos. Sem esquecer do vermelho enquanto sinônimo de urgência.

Se o período é de mudanças, talvez o roxo seja uma boa pedida. O branco é desnecessário explicar, mas às vezes é preciso lembrar disso, pois paz e harmonia fazem falta praticamente em todos os segmentos.

O cinza é tão cinza quanto um dia sem sol e sem chuva. Algo que “se tornou cinzento” nem sempre é visto de forma positiva, pois o termo é comumente usado para expressar falta de vigor. Porém, se bem utilizado, o cinza oferece equilíbrio e flexibilidade por ser o equilíbrio entre o preto e o branco. Pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade, mas em excesso pode transmitir falta de vida. Cinza é a mais clássica expressão de neutralidade.

Já o preto é amado ou odiado. É a cor do mistério e está associado à ideia de morte, de luto e de terror. O preto pode ser sinal de introspecção, mas é uma cor que também favorece a auto-análise. Tudo depende do ponto de vista. Se o assunto é moda, preto é a cor do poder, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.

A cromoterapia é uma das áreas de estudo que está aí para nos ensinar os benefícios de um mundo colorido. O que não significa que quem vive num mundo cor de rosa ou preto e branco não possa ser extremamente feliz. Tudo dependerá das necessidades individuais de cada ser e também de seu grau de sensibilidade. O tratamento cromoterápico consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente.

As cores também são levadas em conta e já têm reconhecida sua importância pela arquitetura e decoração. Até  nas vendas merecem atenção especial, pois seu uso é amplamente difundido no meio publicitário. Sabe-se que mais de 90% dos consumidores avaliam os aspectos visuais do produto.

Divagando por um mosaico de possibilidades, com as cores podemos energizar a casa, o corpo e os ambientes que frequentamos e também, simplemente, colorir nosso jardim ou horta. Lembrando ainda que as cores na alimentação são sinônimo comprovado de mais saúde.

Todos estes, conhecimentos cientificamente comprovados ou não, nem tanto importa. Se você não acredita, não tem problema. Se acredita, vá em frente, explore ao máximo o potencial das cores e se energize.

O que temos que reconhecer é que as cores têm importante papel em nossa vida. Se duvida, imagine uma cidade com todas as casas pintadas da mesma cor. Isso até existe, mas viver num lugar assim, em preto e branco, poderia ser um tanto monótono para quem escreve direto de um mundo extremamente colorido!

Que as cores do arco-íris possam inspirar nossa vida, mostrando infinitas possibilidades ao horizonte a cada amanhecer. E como não temos a sorte de visualizar um arco-íris a cada dia, quem sabe podemos transformar nossa vida numa expressão alegre e divertida do mesmo.

Que possamos viver num mundo ainda mais colorido, não apenas no sentido clássico e direto da palavra cores, mas que cada mosaico natural ou construído possa representar um pouco mais de alegria nos corações daqueles que o podem contemplar.

texto de : Luciana Brune

Site :  http://www.poderdaspalavras.com.br/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s